Por que as relações sobrecarregam as mulheres?

Por que as relações sobrecarregam as mulheres?
18 maio 2021

A roupa que está por lavar, a comida que precisa ser feita, a casa que está ao avesso pela bagunça dos filhos, quem poderá defender o casal dessa avalanche? A mulher maravilha? Não. Está na hora de humanizar as mulheres e compreender que elas estão sobrecarregadas, e que não existem poderes de super heroína que as ajude nas tarefas domésticas.

Os afazeres domésticos são invisíveis e não remunerados. Quando a esposa chega em casa à noite e precisa garantir que tudo esteja limpo para o dia seguinte, o marido deve perceber que, naquele momento, ela está em seu terceiro turno de trabalho.

As mulheres gastam, em média, 21 horas semanais com as tarefas domésticas, enquanto os homens despendem 11 horas de seu tempo. É essencial que se perceba que, quanto mais energia for empregada em uma rotina tão desgastante, menos disposição irá sobrar para o relacionamento do casal.

É notório que a jornada de trabalho fora de casa é cansativa, porém, o que merece destaque é que ambos os cônjuges estão esgotados ao final da jornada, não sendo justo que somente a parceira precise limpar e organizar a casa. Com isto, é muito importante que a relação se equilibre, como se fosse uma balança e o ideal é que ela não pese para somente um lado.

Sendo assim, o primeiro passo é dividir os afazeres, mas é fundamental que haja menos cobranças, e que a rotina das tarefas domésticas se adeque às necessidades dos parceiros. Colocando menos expectativas para que elas sejam feitas, é possível que em determinado dia o jantar seja através de um delivery por exemplo, ou outra alternativa seria o casal fazer conjuntamente ou alternadamente, algo mais prático e rápido na cozinha.

Tendo-se em mente que a cobrança sobre a mulher é maior, é básico que o parceiro consiga compreender quais são as demandas dela, podendo tirar-lhe o peso e dividi-lo igualmente entre os dois. Isto é parceria.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *