Sem confiança não há relacionamento
03 nov 2020
Em uma relação de casal, a falta de confiança no outro, muitas vezes vem carregada de marcas de experiências traumáticas e que resultaram em inseguranças e medo de perder o outro. Nestes casos, é comum haver o sentimento de controle sobre o parceiro (a), já que, sem a plena confiança, é preciso garantir a todo momento que ele (a) está sendo fiel.
Entretanto, antes de haver o receio de não ter mais aquela pessoa ao seu lado, é preciso dar ênfase à necessidade de conseguir se recuperar daquilo que causa esta desconfiança.
A confiança é um dos fatores mais importantes em um relacionamento, porque sem ela, coisas mínimas dão lugar a um conflito. Seja um atraso após sair do trabalho, uma mensagem no celular e até mesmo uma “curtida” em alguma publicação nas redes sociais.
Confiar no outro vem com a convivência e com o tempo. No entanto, é necessário avaliar se a desconfiança excessiva é motivada pelo comportamento duvidoso de seu parceiro(a) ou se é em função de suas vivências negativas passadas.
Se for seu parceiro(a) que lhe causa a desconfiança, é preciso rever esta relação. Estar com uma pessoa que sempre lhe traz dúvidas não é saudável, pois é impossível passar todo o tempo esperando pelo pior, sem a possibilidade de sentir segurança afetiva. Já em caso de isto vir de situações passadas, é indispensável trabalhar isso internamente.
É possível que seu companheiro(a) auxilie neste processo. Por isso, tente dar a ele(a) a chance de enxergar sob a sua perspectiva, para que possa ser mais paciente e mostrar-lhe aos poucos, que ele(a) não é mais um motivo de mágoa, mas sim alguém confiável que está ao seu lado.
Um relacionamento é, acima de tudo, uma construção, que tem como base a confiança. Preservar isto é a chave para manter uma convivência saudável.