O medo por trás de fazer terapia de casal

O medo por trás de fazer terapia de casal
23 jul 2019

Muitos casais não se sentem confortáveis em discutir a relação. Sentem medo, como se o início dessa conversa fosse a passagem para um grande conflito.
É verdade que em muitos casos estabelecer um diálogo pode ser realmente complicado, visto que a relação já está um pouco abalada. Porém, o casal precisa estar a par dos sentimentos um do outro para que possam solucionar seus problemas.

É comum que casais peçam opiniões para à diversas, o que tornará mais difícil ainda estabelecer um acordo. Provavelmente irão ouvir que a terapia é bobagem, que quem resolve os seus problemas é o próprio casal. Mas lembrem-se que somente vocês sabem seus limites, e em que ponto precisam de uma intervenção, e mais, as pessoas ao seu redor não precisam saber que vocês estão enfrentando problemas, e muito menos que estão em terapia.

A terapia de casal não deve ser feita apenas quando o relacionamento “está por um fio”, como uma última tentativa para não haver uma separação. Ela pode ser realizada desde o começo dos conflitos, quando o casal percebe que suas discussões saíram do controle. Muitas vezes isso acontece por diferença de opiniões, inflexibilidade, estresse etc.

Na terapia, é importante que o casal tenha vontade de mudar. Não é produtivo e nem justo ficar jogando a culpa para o outro, interromper quando um está falando, alterar o tom de voz e usar pontos fracos para desarmar o seu parceiro, pois nada disso vai facilitar o processo. Não é esta a proposta da terapia de casal, ou seja, ficarem revivendo os conflitos que têm em casa. Entendam que a terapia é um investimento para que vocês convivam em harmonia.

Nas sessões, o terapeuta não vai responder por vocês, e sim mediar as conversas. Ele fará com que vocês analisem a situação, mantendo o foco, para que possam perceber em que ponto precisa ocorrer mudanças.
É importante que tenham em mente que a terapia de casal pode, e vai lhes ajudar, a partir do momento que vocês decidirem caminhar juntos em prol de uma mudança, e que cada um se responsabilize por ela.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *