Meu relacionamento caiu na rotina. E agora?
05 maio 2017
Muitos casais passam pela fase em que o relacionamento cai na rotina. O termo “cair na rotina” quer dizer, principalmente, que o relacionamento sucumbe à rotina do casal, e os bons momentos a dois deixam de ser prioridade no dia-a-dia. Ao invés disso, o casal passa a viver momentos juntos quando há tempo, e muitas vezes fazem as mesmas atividades, sem nada de novo.
Relacionamentos que caem na rotina podem gerar frustrações e são bastante prejudiciais para o casal a longo prazo, já que a rotina contribui cada vez mais para o esfriamento da relação. Seguindo o princípio da inércia, quanto mais o casal se acomoda, mais tende a permanecer acomodado.
Por que um relacionamento cai na rotina?
As fases da relação
Relacionamentos passam por algumas fases. A primeira é a da paixão e conquista, onde existe bastante empolgação e desejo de conquistar o outro. A mistura desses dois elementos faz com que o casal busque se agradar, fazer passeios, trocar presentes, se arrumar para sair com o outro, entre outra série de atitudes comuns de um relacionamento inicial. Além da paixão e da busca pela conquista, o casal está se conhecendo e, automaticamente, vive situações novas o tempo todo.
Após um certo tempo, com o relacionamento já firmado, os casais atingem o estágio da estabilização. Nessa fase o casal já sabe de cor os gostos e desejos do outro e, por já terem vivido diversas experiências, fica cada vez mais difícil vivenciar coisas novas. Se na fase da paixão um relato sobre a infância do outro era um assunto interessantíssimo, na fase da estabilização já conhecemos o outro a fundo e somos capazes de escrever a sua biografia.
A relação deixa de ser prioridade
Na fase da estabilização muitos casais entendem que não é mais preciso conquistar o outro como fora feito, e é exatamente a sensação de estabilidade que os levam a reduzir a prioridade da relação em sua rotina. Se antes um jantar a dois era algo ansiosamente aguardado, agora o jantar passa a ser algo corriqueiro, feito quando der e da forma que der. Se antes o jantar era marcado na agenda, agora o casal sai para jantar apenas se não tiver nenhum outro compromisso na agenda, se não tiver jogo de futebol na data, se não estiverem cansados, se não estiver chovendo, entre outra série de fatores que passam a ser prioritários e jogam os momentos a dois para escanteio.
Experiências repetidas
Além do desestímulo que pode ser causado pelos muitos compromissos e pela sensação de que a conquista não é mais necessária, existe ainda a perda de vontade causada por experiências repetidas. Se o casal vai sempre aos mesmos restaurantes, viaja sempre para os mesmos lugares, ou executa as mesmas atividades aos finais de semana de modo sistemático, isso pode gerar o desestímulo pelo próprio fato de as atividades não serem mais uma novidade. É muito importante ressaltar que não há o menor problema em frequentar os mesmos restaurantes ou viajar para as mesmas cidades, desde que o casal goste do que está fazendo e isso não traga incômodos.
Como tirar uma relação da rotina?
Antes de mais nada é preciso deixar claro que tirar um relacionamento da rotina demandará esforço. Certamente, se a relação atingiu o estágio da acomodação, ela não sairá dessa posição em um passe de mágica. Relacionamentos acomodados são como uma engrenagem parada por muito tempo, dessa forma, voltar a movimentá-la exigirá esforço e pode demandar tempo, porém, quando atingir a rotação perfeita, tudo ficará mais fácil.
Estas são algumas dicas:
1 – Proponham novas atividades
Se tudo está monótono, o primeiro passo é buscar atividades diferentes. Não é difícil dar sugestões e também perguntar o que o outro gostaria de fazer. Vale sugerir novas atividades dentro das opções que ambos gostam, vale sugerir voltar a fazer algo que deixaram de fazer, vale sugerir até algo que nunca fizeram. Tome cuidado, porém, para não impor sugestões e nem recusar todos os desejos do outro. Para começar a sair do comodismo é preciso equilíbrio.
2 – Coloquem o relacionamento em posto de prioridade
Combinaram de sair após o trabalho para um cinema seguido de pizza? Façam o possível para manter o compromisso. Pelo fato de o relacionamento ter sido jogado para escanteio, a tendência é que ambos queiram abortar os planos a dois em favor de qualquer outro compromisso. Antes de desistir do programa, tente realinhar os outros compromissos, intensificar tarefas para fazê-las em menos tempo, e o mais importante: não vá para o cinema com a cabeça em outro lugar. Durante o passeio o casal deve curtir um ao outro.
3 – Surpreendam
Gestos simples podem ajudar a movimentar a engrenagem da relação, como deixar um bilhetinho romântico pregado no espelho do banheiro. Outras atitudes mais elaboradas também podem ser tomadas, como mandar flores e comprar presentes. As surpresas podem ser feitas nos mais diversos momentos.
Se há muito tempo o casal não age dessa forma, os passos iniciais podem causar estranheza, mas, como dito anteriormente, é preciso esforço para que a engrenagem retome o movimento e depois tudo fica mais fácil.