Como fica a relação após a terapia de casal?

Como fica a relação após a terapia de casal?
16 fev 2017

A terapia de casal é indicada para casais que vêm passando por problemas, causados pelos mais diferentes motivos. Excesso de ciúmes, cobranças, distanciamento, brigas, divergências, entre outra série de fatores que prejudicam a harmonia da relação.

Ao procurar por terapia de casal, é provável que o casal tenha curiosidade sobre o funcionamento do processo e, principalmente, sobre como ficará a relação ao final do tratamento.

Como fica a relação após a terapia de casal?

O primeiro passo é entender que problemas diferentes precisam de soluções diferentes, portanto não há uma fórmula mágica para resolver as divergências do casal. O trabalho do terapeuta de casais consiste em estimular o casal a expor seus problemas, para que possam compreender o outro. Só assim o terapeuta pode auxiliar na construção de estratégias a serem aplicadas no dia-a-dia, objetivando a resolução dos problemas e a retomada de um relacionamento harmônico. A terapia visa auxiliar o casal a traçar novas formas de agir, já que é impossível que velhas práticas tragam resultados diferentes dos atuais.

A terapia de casal traz uma visão externa e imparcial, importante para que o casal possa interromper o círculo vicioso no qual muitas vezes se submetem, onde uma briga vira motivo para outra briga, além de interromper também o princípio da inércia, onde casais distantes tendem a permanecer distantes. Quando estão dispostos a dialogar, principalmente ouvindo e entendendo o outro, o casal deixa a terapia com uma nova percepção sobre seu relacionamento, seus comportamentos e os problemas pelos quais vinham passando, percepção essa que é fundamental para que possam diminuir os confrontos, evitar a repetição de brigas pelos mesmos motivos, e aplicar as estratégias traçadas na terapia para que enfim o relacionamento volte a ser como ambos desejam.

Após a terapia, o casal terá mais facilidade em agir de maneira harmônica, cedendo onde for possível ceder, dialogando sempre que necessário, já que puderam, com a ajuda do terapeuta, entender as causas de seus problemas e o quão maléficas podem ser determinadas ações.

É possível que o casal se separe?

As decisões finais são sempre do casal. Em alguns casos, dialogando e se entendendo o casal chega à conclusão de que é melhor seguirem caminhos diferentes, ao passo que outros decidem que é melhor continuarem juntos e solucionarem seus problemas. A terapia de casal tem como objetivo fazer com que a relação encontre o melhor desfecho possível para ambos.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *