CURIOSIDADE: Índice de separações é maior em época de terremotos.
08 jan 2017
Uma estranha coincidência intrigou cientistas norte-americanos: eles queriam descobrir por que o índice de divórcios e separações é maior em períodos de terremoto. A suspeita era de que a sensação de instabilidade física, comum nos períodos de terremoto, fizesse parecer que a vida como um todo estava instável, o que é um problema para os relacionamentos.
Para atestar suas suspeitas, os pesquisadores pediram a voluntários para falar sobre seus relacionamentos. Parte dos voluntários eram colocados em cadeiras bambas e só podiam apoiar uma perna no chão, estes, reclamavam mais de seus parceiros, comparados aos voluntários colocados em cadeiras firmes.
Para os autores do estudo, o sentimento de instabilidade faz com que, inconscientemente, essa sensação seja transferida para os relacionamentos, dando a eles uma imagem de relacionamento frágil e com menos chances de perdurarem. A sensação de instabilidade em um relacionamento é grande causadora de conflitos, pois traz ansiedade, cobrança por mudanças, entre outros comportamentos prejudiciais.
Ainda segundo os pesquisadores, o amor é associado a estabilidade física, o que é muito bem representado pelo abraço. Quando há confiança, desperta-se a sensação de estabilidade física, o contrário ocorre quando não há.
O cérebro humano tem hábito de transferir suas sensações, instintos e costumes de uma situação para outra, o que faz com que um acontecimento se reflita em outro sem nenhuma correlação aparente. Recentemente publicamos aqui um estudo sobre a interferência do comportamento consumista nos relacionamentos. Anos atrás os produtos e aparelhos possuíam longa vida útil e, quando danificados, eram consertados. Hoje é muito usual substituir o aparelho danificado por outro novo, já que o valor do reparo por vezes fica alto, então usa-se comprar um novo aparelho, apenas antecipando uma troca que já aconteceria em breve, devido à grande atualização de tecnologias. Este comportamento foi, inconscientemente, levado aos relacionamentos. Cada vez mais o ser humano está abrindo mão de uma relação diante das menores divergências, pois o hábito de reparar tem dado lugar a substituição.
De qualquer maneira, é válido consertar as cadeiras bambas em casa, a suspensão do carro, a cama que não está muito firme, para evitar que a sensação de instabilidade física faça parecer que o relacionamento anda mal.