Em que estágio de ciúmes você está?

Em que estágio de ciúmes você está?
15 ago 2016

Há quem diga que o ciúme é algo normal, sendo sinal de amor, e que a falta dele deve trazer preocupações. Outros dizem que o ciúme é o grande entrave de uma relação saudável, tornando o ciumento alguém possessivo, paranóico, podendo causar uma série de conflitos e comprometer a harmonia da relação.

O fato é que nem todo ciumento é paranóico, e não manifestar ciúmes nem sempre é sinal de desamor. O ciúme passa por estágios, desde os considerados normais até estágios em que o tratamento psicológico é recomendado. Veja situações que podem exemplificar cada um dos estágios:

Seu parceiro (ou parceira) vai tomar banho e deixa o celular dando sopa. O que você faz?

a) Deixa o celular onde está, e continua o que estava fazendo.

b) Pensa em vasculhar o celular, mensagens, registros de ligações ou redes sociais, mas considera a ideia bastante invasiva e não faz nada.

c) Vasculha o aparelho procurando por contatos e conversas suspeitas, e logo imagina uma possível paquera caso encontre um contato que não conhece.

d) Vasculha o aparelho, e se encontra um contato ou conversa com alguém que não conhece, imediatamente tem a certeza de que está sendo traída(o).

Pessoas que se comportam conforme a situação A não tiveram ciúmes, mas não significa que esse sentimento não se manifestaria em situações diferentes, apenas não há a desconfiança frequente a ponto de aproveitar o momento para tirar dúvidas de uma eventual traição, ou seja, não se sente constantemente ameaçado.

Pessoas que se comportam conforme a situação B estão dentro do desejado. O fato de o celular ter ficado à mostra automaticamente traz a ideia de aproveitar a oportunidade. Mas o recuo por considerar a situação invasiva demonstra se tratar de um impulso que pode ser controlado.

Pessoas que se comportam conforme a situação C evidenciam ciúmes. Há o medo de uma traição mesmo quando não há motivos concretos para acreditar nisso, e o fato de imaginar um possível adultério deixa claro a insegurança por parte do ciumento. Se tal insegurança se transforma em conflito (lembrando que não existiram indícios claros de uma traição) ou se começa a se repetir com frequência em diferentes situações, a ajuda de um especialista é indicada, para evitar que a insegurança aumente com o tempo, trazendo problemas maiores.

Pessoas que se comportam conforme a situação D, estão agindo de maneira paranóica. Ocorre um distúrbio, onde a fantasia que o próprio indivíduo cria se transforma em realidade em sua cabeça, que parte então do pressuposto de que está sendo traído. Esse tipo de pensamento se repete em diversas situações e não é saudável nem para o ciumento, nem para o parceiro, podendo comprometer a relação. Neste caso a ajuda de um especialista é recomendada.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *