Estudo: Casais que investem juntos brigam menos, dinheiro é causa de muitos conflitos

Estudo: Casais que investem juntos brigam menos, dinheiro é causa de muitos conflitos
28 maio 2016

Um estudo realizado pelo banco suíço UBS reforçou a tese de que o desalinhamento financeiro causa conflitos entre os casais. Para chegar a essa conclusão, o banco analisou 2595 investidores americanos casados ou que moram com o parceiro.

Casais que tomam decisões de investimento em conjunto são mais satisfeitos com suas aplicações. 90% deles disseram estarem satisfeitos com os investimentos que possuem, contra 82% dos outros casais. Quando as decisões são tomadas em conjunto, os casais acabam optando por investimentos menos arriscados, ou ainda aplicações financeiras que contemplem aversão ao risco de ambos.

O estudo do banco UBS ainda constatou que casais que investem juntos brigam menos por dinheiro. Apenas 23% dos casais onde a decisão é conjunta disseram discutir em razão dos investimentos. O número é bem maior entre os casais que investem separadamente: 40%. Nesta situação é ainda comum que os casais ocultem dos parceiros suas decisões financeiras com o objetivo de evitar conflitos. Mentir sobre seus investimentos também ocorre com frequência, sobretudo quando as aplicações começam a ir mal.
Nos casais em que apenas um toma as decisões sobre o dinheiro, 37% briga quando a mulher é a decisora, e 30% quando o homem é quem toma as decisões.

Estudo do SPC

No Brasil, um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostrou que 16,7% dos brasileiros casados entram em conflitos devido à forma em que gastam o próprio dinheiro. Quando analisados casais em situação de inadimplência, o número é ainda maior: 22,7%. Casais que não possuem dívidas em atraso também discutem pelos gastos financeiros, porém em menor número: 10,7%.

Por que o dinheiro causa conflitos?

Quando o assunto é casamento, é praticamente impossível que um problema atinja um sem afetar o outro. Em termos financeiros, os casais têm a sensação de que o prejuízo de um trará problemas reais e graves para ambos. Por isso, se sentem ameaçados por qualquer decisão financeira aparentemente insegura, entrando em conflitos na tentativa de convencer o parceiro.

O dinheiro está presente em muitas outras discussões

Em matéria do G1, o educador financeiro José Vignoli alertou sobre o fato de muitos conflitos serem causados pelo dinheiro, mas percebidos de outra maneira. Quando falta dinheiro para sair, os casais veem o problema como falta de romantismo, quando na verdade a base do problema é exatamente o dinheiro. O mesmo acontece quando não há dinheiro para comprar roupas novas, e isso é confundido com desleixo.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *