Mau comportamento dos filhos pode ser reflexo de atitudes dos pais
28 abr 2016
Muitos pais se preocupam com os exemplos que podem dar aos filhos. Por este motivo evitam fumar, beber e até mesmo discutir na frente das crianças, para que esses maus atos não sejam assimilados por eles. Porém, pequenas e corriqueiras atitudes passam despercebidas pelo crivo dos pais, e acabam sendo absorvidas pelas crianças, se tornando um ponto de partida para um mau comportamento dos filhos.
Pais muito ansiosos, que não têm paciência para aguardar a conclusão de uma tarefa, que se mostram agressivos ao telefone ou ficam muito raivosos quando algo dá errado, estão inevitavelmente oferecendo tais atitudes como exemplo para os filhos, que tendem a agir igualmente em situações parecidas.
Fala x Exemplo
Os pais precisam entender que, para a criança, um exemplo tem potencial didático muito maior que um discurso, e são os exemplos que as crianças assimilam na maioria dos casos. Quando os pais recomendam determinado comportamento, mas agem de maneira completamente diferente, estão caindo no mau e velho “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Por isso, recomendar que os filhos peçam desculpas por toda má atitude que cometam, mas não assumir os próprios erros ou reagir mal ao ser criticado reduzem as chances de o ensinamento surtir efeito.
Os pais conversam vários assuntos na frente das crianças, e não se dão conta do quanto aquilo pode representar para o filho. Falar mal de um vizinho, de um colega de trabalho, ou até mesmo de um parente dará a criança a ideia de que é normal criticar alguém e depois o cumprimentar com um sorriso no rosto no elevador do prédio ou no almoço de família. Para a criança, que ainda está assimilando as regras da vida, este passa a ser um comportamento normal, e o exemplo dado é muito mais forte que a frase “não faça fofoca”, que o pai venha a dizer ao filho quando a atitude for repetida pelo pequeno. Mais uma vez um exemplo que passou despercebido foi estímulo para um mau comportamento dos filhos.
É o mesmo que dizer “não maltrate as pessoas”, mas agir grosseiramente com a atendente do telemarketing.
A dificuldade em perceber as próprias atitudes
É realmente difícil ter uma boa autocrítica, percebendo as falhas de nosso próprio comportamento. É mais difícil ainda perceber onde o nosso comportamento pode estar afetando as atitudes dos filhos, no entanto, os pais podem ser exatamente a causa das atitudes negativas cometidas pelas crianças. Obviamente vários fatores podem causar mau comportamento dos filhos, não sendo uma regra única, mas é sempre importante ligar o alerta e avaliar os próprios valores.
Como solucionar o mau comportamento dos filhos?
Muitas das vezes é preciso analisar nossas próprias atitudes para saber se podem ser a causa de um mau comportamento dos filhos. Se policiar para não oferecer maus exemplos é sempre importante e sempre ajuda a lapidar as atitudes dos filhos. No entanto, a relação de exemplo entre a criança e o adulto é algo subjetivo, e outros fatores podem contribuir para que a criança desenvolva ações negativas, podendo tornar difícil o diagnóstico. Caso não seja possível enxergar o que origina o mau comportamento dos filhos, procure a ajuda de um terapeuta de família, que pode ser a chave para o melhor entendimento do problema.