TERAPIA DE FAMÍLIA

O que é Terapia de Família?

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

PORQUE FAZER TERAPIA DE FAMÍLIA?

As pessoas ainda não conhecem muito bem esta modalidade de Terapia. Por estarem presentes todos os membros da família nas sessões, o processo geralmente é mais rápido, pois envolve a todos de uma forma mais direta.

QUANDO FAZER?

Geralmente as pessoas procuram a Terapia de Família quando existe um conflito ou um problema específico, em que as pessoas não conseguem resolvê-lo. Pode acontecer de já terem tentado variadas estratégias e os resultados não foram os esperados.

QUAIS OS MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS PROCURAM TERAPIA DE FAMÍLIA?

Os motivos são variados, no entanto os mais comuns são os problemas inesperados ou até mesmo antigos.  Problemas mais comuns: mau desempenho  escolar ou profissional, dificuldade de adaptação em relação à uma mudança – seja de cidade ou de estado civil – ou um luto por perda de uma pessoa afetivamente importante. Há ainda a possibilidade do desentendimento do casal refletir nos filhos. Assim, quando estes problemas estão afetando o sistema familiar, seria o momento indicado de se buscar esta modalidade de terapia.

QUAIS OS RESULTADOS DE UMA TERAPIA DE FAMÍLIA?

Geralmente os resultados são positivos quando todos estão empenhados e comprometidos com suas mudanças. Pode parecer que o problema esteja somente em um dos membros da família, mas se observa que quando todos mudam, isto reflete nas mudanças individuais e consequentemente toda a família se reorganiza.

QUAL O TEMPO PREVISTO PARA UMA TERAPIA DE FAMÍLIA?

Inicialmente as sessões de família são marcadas a cada quinze dias (raros casos semanais), depois espaçando-se para sessões mensais, de acordo com o progresso da família.   No entanto é difícil especificar o tempo exato, uma vez que cada família tem as suas particularidades. De um modo geral varia em torno de seis meses, podendo se estender um pouco mais, de acordo com as necessidades e a fase que a família esteja atravessando.