8 sinais de que está na hora de fazer terapia de casal
12 ago 2016
Até que ponto conflitos são normais na vida a dois? Até que ponto os casais podem resolver sozinhos os conflitos? Quando é que a ajuda externa vinda de um terapeuta de casais é necessária? Não há uma fórmula básica para entender quando o casal deve optar por terapia de casal, mas alguns sinais podem ser suficientes para ligar o alerta.
Não é necessário apresentar todos esses sinais para buscar por terapia de casal. Tudo vai depender do quanto o casal se sente incomodado com as situações. Veja:
1 – Conflitos ocorrem por qualquer motivo
Se os menores motivos são suficientes para desencadear conflitos, é sinal de que o casal está pré-disposto a lidar de maneira conflitosa com as situações cotidianas, o que não contribui em nada para a harmonia da relação.
2 – Conflitos que se estendem
O casal passa por longas e constantes discussões, até mesmo por motivos fúteis. Os momentos harmoniosos começam a ter cada vez menos espaço.
3 – O casal vai se distanciando
Conversam cada vez menos sobre o que fizeram no dia, sobre assuntos do cotidiano, e estão, muitas vezes, de mal um do outro.
4 – Ciúmes em excesso
A desconfiança e o ciúme roubam a paz da relação, desencadeando conflitos constantes e prejudicando a harmonia.
5 – Brigas que geram brigas
Brigas anteriores passam a ser o motivo de novas brigas, o casal está sempre discutindo por conflitos não resolvidos, tornando se um círculo vicioso.
6 – A resolução dos conflitos passa a ser segundo plano
Quando conflitos ocorrem com constância, e o casal deixa de lado o objetivo de solucionar divergências, em que cada um quer apenas deter a razão, ser dono das opiniões corretas. Argumentam e contra-argumentam, e a discussão nunca evolui.
7 – Excesso de cobrança
As cobranças inundam a relação, e nada que é feito por um agrada completamente ao outro. Ao invés de se ajudarem a sanar as insatisfações do casal, passam a cobrar e culpar um ao outro por tudo que sai errado.
8 – Tudo se torna uma grande competição
Se ele(a) não vai ceder, também não vou ceder. Se não vai fazer como eu quero, também não vou fazer como quer. Nessa hora qualquer chance de que a situação mude evapora, pois ninguém mais está disposto a uma postura diferente.
Como a terapia de casal pode ajudar?
Em meio aos frequentes conflitos, a ajuda externa de um terapeuta de casais pode ser tudo que o casal precisa para que passe a compreender o outro, entender o que pode estar fazendo de errado, onde é possível ceder, e assim, com a ajuda do terapeuta, traçar estratégias que proporcionem a melhoria da relação.
A terapia de casal ainda acompanha a evolução da relação, auxiliando o casal a, cada vez mais, recuperar a harmonia do relacionamento.
Tem dúvidas sobre como funciona e quanto tempo dura a terapia de casal? Clique aqui e veja 7 dúvidas sobre terapia de casal respondidas.